Sobre Matão

Cidade de Matão

Matão é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a 585 metros de altitude, na latitude 21°36'12" sul e na longitude 48°21'57" oeste. Sua população aferida pelo IBGE em 2009 era de 78.222 habitantes, distribuídos em 527,0 km² de área.

História

A partir de 1880, inúmeras pessoas vindas de municípios vizinhos, adquiriram terras na região, onde mais tarde se ergueria a Arraial do Senhor do Bom Jesus das Palmeiras e mais tarde, Matão, nome esse que teve origem devido a existência de matas muito densas e de alto porte e era denominado, Campo de Água Vermelha ao Senhor José Innocêncio da Costa, o qual, residia numa choupana situada próxima do Córrego que atualmente separa a cidade da Vila Santa Cruz.

Em 1892, já tinham se estabelecido na zona, formando fazendas de café, os senhores Ismael da Silveira Leite e seus irmãos Theófilo Francisco e Sérgio, Amador Pires Corrêa, José de Arruda Campos, Antonio da Silva Coelho, José Brochado Corrêa, Leão Pio Freitas, João Bellintani, Joaquim Gabriel de Carvalho, Theófilo Dias de Toledo e seu irmão Matheus Malzoni e seus irmãos Núncio e Domingos e Augusto dos Santos.

Em vista da salubridade do local e objetivando dar mais conforto aos seus moradores, nasceu a idéia da fundação de uma Vila, tanto assim, que em 13/02/1892, houve uma reunião para tal fim, da qual foi lavrada uma ata, que vai em seguida transcrita, por ser o único documento oficial a respeito do assunto.

A Comissão recém nomeada, adquiriu do Senhor José Inocêncio da Costa, então proprietário das terras onde futuramente se ergueria a nova Vila, dez alqueires de terras por um conto de réis e fez doação das terras para a fundação da nova povoação. Adquirindo o patrimônio, marcou-se o local onde se ergueria a Capela, dedicada ao Senhor Bom Jesus das Palmeiras, nome esse com que foi batizada a Vila recém fundada.

A primeira pessoa a construir casa na nova Vila foi o Senhor Angelo Maccagnan. Em fins de 1893 ou começos de 1894, iniciou-se a construção da Capela, sendo que a primeira missa foi celebrada no dia 25/03/1895, data essa que pode ser considerada como a da fundação da antiga Vila do Senhor Bom Jesus das Palmeiras e atual Cidade de Matão. A convergência cada vez maior de colonos para a cultura das excelentes e fertilíssimas terras e outras pessoas para estabelecerem-se com casas de comércio e indústrias, exigiu a elevação do novo arraial a Distrito de Paz, já com nome de Matão, com as mesmas divisas anteriores.

Demonstrando o grande interesse despertado pela nova Vila, ainda em 1897, aqui chegou o traçado da futura estrada de ferro, sendo que seus trilhos chegaram no local da futura Estação, em fins de 1898. Coroando os trabalhos fecundos de políticos daquela época, através de projetos apresentado e defendido pelo então Deputado Estadual Dr. Francisco de Toledo Malta, foi MATÃO elevado à categoria de Município, desmembrado do município de Araraquara, pela Lei Estadual N.º 567 de 27/08/1898, o qual foi solenemente instalado em 28/03/1899, dia em que tomou posse a primeira Câmara Municipal, constituída pelos Senhores Vereadores Dr. Leopoldino Martins Meira de Andrade Capitão Theófilo Dias de Toledo, Capitão Ottoni Corrêa, Farmacêutico Cairbar de Souza Schutel, Tenente José Pio Corrêa da Silva, sendo suplentes os Senhores Emílio D´Agostino, Tenente Paulo do Amaral Sampaio, Antonio Kfouri, Amador Cândido Rodrigues, Capitão Christovam Corrêa de Arruda, Francisco Pires Fleury e Major Mathias Dias de Toledo.

Cairbar de Souza Schutel ocupou o cargo de Intendente nessa primeira legislatura. Em 25/03/1899, foi oficialmente inaugurada a estação Ferroviária da E.F. Araraquara. Aos 23/03/1900 foi iniciada a construção do Hospital então denominado de Isolamento e Cemitério. Aos 23/03/1900 foi criada a Coletoria Estadual de Matão. No dia 29/12/1900 foi inaugurada a então denominada Estação Ferroviária de Santa Josefa (hoje Silvânia) e ainda em 1900 foi construido o Matadouro Municipal. Foi fundado em 1901 o primeiro jornal local "O Município de Matão" - sob a direção do Senhor João Silveira.

Ainda em 1912 foram inaugurados os serviços de força e Luz, Matadouro e Cemitétrio de Dobrada e Cemitério e Matadouro em São Lourenço do Turvo. Em 08/03/191, foi efetuada a inaugurução do Jardim Público, hoje Praça do Rio Branco e foi também instaladas a Força e Luz no distrito de São Lourenço do Turvo. Pelo então Deputado Estadual Dr. Hilário Freire, foi apesentado em 1923, à Assembléia Legislativa Estadual, o primeiro projeto de criação da Comarca de Matão, sem resultados práticos porém.

O primeiro estabelecimento bancário instalado nesta cidade foi Bancários Irmãos Malzoni & Cia inaugurada em 01/07/1927. Em 12/12/1937 deu-se inauguração do Hospital de Caridade de Matão, Construíndo sob inspiração da saudosa Senhora Dona Sinharinha Frota e direção do emérito matonense Senhor Francisco Malzini. Em 1940 foi iniciado o calçamento das ruas da cidade e reforma de diversos logradouros públicos. Foi fundado em 1941 o Ginásio Municipal, o qual passou a funcionar como Ginágio Estadual em 1947. Em 1948 foi fundadas a Escola Técnica de Comércio e também a Escola Municipal que passou para o Estado em 1949.

Depois de 30 anos de lutas, este Município foi elevado a categoria de Comarca de 1ª Entrância, desmembrada de Araraquara, pela lei Estudual n.º 2.456, de 30/12/1953, fazendo parte do mesmo somente o município de Matão e limitado-se com municípios de Araraguara, Nova Europa, Tabatinga, Itápolis, Taguaritinga e Guariba.

Transporte

  • Aeroporto Pequeno (não asfaltado)
  • Estação Rodoviária
  • Estrada de Ferro Araraquarense

Rodovias

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Matão.


Fonte: Prefeitura Muncipal Matão

Blog do Guia da Cidade de Matão

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Matão por e-mail
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Dobrada, Araraquara, Gavião Peixoto, Nova Europa, Tabatinga, Itápolis e Taquaritinga.

Dados Principais sobre Matão

Aniversário: 27 de Agosto
Fundação :
1898
Gentílico:
matonense
Area:
527,012 Km ²
População
80.990 hab. (2014)
IDH 0,806 - elevado
Prefeitura Matão

Brasão de Matão
Brasão de Matão

Bandeira de Matão
Bandeira de Matão

Vídeo sobre a cidade de Matão

 

Mapa Matão

 

Moradores ilustres de Matão

 

   

  Sobre o EncontraMatão
Fale com EncontraMatão
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Matão no Facebook siga o Encontra Matão no Twitter Encontra Matão no Google+


Termos EncontraMatão | Privacidade EncontraMatão